-
Arquitetos: Lorna de Santos
- Área: 22 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Nacho Uribe Salazar
-
Fabricantes: A vida inefable, Alhambra fabrics, De Tarima, Epoca Ceramic, Jung Iberica, Lorna Smith, Pepe Peñalver, Sibast Furniture, Tubes Radiatori, Valentine
Descrição enviada pela equipe de projeto. Nosso projeto é um chamado para refletir sobre a atividade frenética de nossa sociedade. Por meio dele, convidamos os visitantes da Casa Decor 2020 a viverem uma experiência Wabi-Sabi, um modo de vida espiritual, interno e subjetivo. Uma construção filosófica que através de eventos no espaço alude a materiais puros, arte e um ideal estético.
Propomos a criação de um paradigma estético baseado na natureza que devolve, de certa forma, o bom senso e a razão à arte de viver. Retornando a uma vida mais contemplativa e interrompendo temporariamente a sociedade frenética do século XXI. Defendemos um projeto que no quesito sustentabilidade se refere à recuperação do trabalho de oficinas de artesanato em nosso país.
O revestimento contínuo de paredes e pisos é feito de cimento com areia, a ideia é que haja continuidade, como um tapete de madeira, indo de encontro ao conceito inverso de seu uso padrão. Esculpir uma geometria que nos envolveu para viver essa experiência foi importante. Abrir a parede para revelar a lareira foi a maneira de convidar para o nosso espaço.
O projeto é composto de um único elemento, o envoltório no qual diferentes geometrias são esculpidas para que as experiências aconteçam. O espaço principal é acessado através de uma abertura assimétrica na estante ao lado do sofá. A elevação frontal filtra a luz com um painel de linho que faz com que a iluminação seja percebida em toda a fachada e não em uma única janela. As paredes restantes são para contemplação, em uma delas está a lareira e, no seu oposto, a obra de arte Gravity de Lorna Smith, onde um personagem "pensante" é o protagonista dessa experiência.
Todas as linhas dos diferentes planos se encontram na mesma altura, tanto a marcação da madeira como o banco contínuo e o assento do sofá em um plano a 50 cm do piso, como as linhas da estante. Para nós, essa era uma premissa muito importante, já que a exatidão das linhas nos conferiria uma sensação de harmonia e tranquilidade. A iluminação controlada muda de intensidade dependendo do momento do dia assim como o clima da cidade de Madri.